Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 de set. de 2014

10 motivos que tornam Star Wars episódio IV um dos melhores filmes de todos os tempos!

   Eeeeeeee saudações povo da internet, tudo certo com vossas senhorias? Eu estou muito bem obrigado, e um dos motivos por eu estar tão bem é fato que ENFIM as HQs de Star Wars vão voltar a ser publicadas no Brasil!

   Aleluia irmãos!

   E lendo a minha edição eu me lembrei o quanto eu amo Star Wars e os personagens da trilogia clássica e me senti motivado a escrever um post falando de tudo que existe de bom nesses filmes que eu amo tanto.

   Porém um único post não seria o bastante então assim como George Lucas eu decidi dividi-lo em três, uma parte para cada filme da saga clássica. Então chega de papo furado e vamos enfim a essa magnífica galáxia muito, muito distante. Vamos falar bem de Star Wars episódio IV Uma nova Esperança.



   1) O clima do filme é ótimo

   O cinema americano passava por uma época sombria. Devido a crises sociais, guerras contra o Vietnã o povo americano e ocidental em geral estava passando por uma fase desanimada e cínica. Tanto que anos antes de Star Wars ser lançado os filmes que concorreram ao Oscar “Taxi Driver” e “Rocky” refletiam bem o cinema da época, histórias de fracassados que se ferram um monte para talvez se derem um pouco bem no final.

   Então veio Star Wars e mudou tudo.

   Tínhamos novamente nas telas de cinema uma fábula, uma história clássica do bem contra o mal com um clima extremamente positivo. E por mais que eu goste de vários filmes mais tristes, um dos meus motivos ao meu amor por Star Wars e de muitas pessoas é que “Uma nova esperança” por mais que tenha algumas cenas mais dramáticas não é o tipo de filme que te deixa triste.

   Toda vez que eu escuto a música da sala do trono onde Han Solo e Luke recebem suas medalhas eu me sinto extremamente bem e positivo.

   Muitas pessoas não conseguem diferenciar um filme divertido com um filme bobo e por isso tendem a pensar que quanto mais dramático e trágico for a carga emocional do filme melhor ele vai ser, mas se isso fosse verdade então eu teria que declarar que “Guerra ao Terror”, um dos piores quadrinhos de todos os tempos é melhor que as “Aventuras de Tintin”

   2) A história é simples
   Outro erro que muitas pessoas cometem é achar que quanto mais complicada e complexa for a história de um livro/filme melhor esse vai ser, e novamente isso é um erro grave. Filmes com histórias simples quando bem contadas são extremamente poderosas, pois sua simplicidade faz com que elas sejam facilmente enraizadas em nossas mentes e nunca mais sumam.

   Porque vocês acham que histórias de bem VS mal na sua mais pura simplicidade continuam a serem contadas e apreciadas até hoje? Porque uma história simples pode ser compreendida e apreciada por todos e isso as mantém vivas eternamente.

   “Uma nova esperança” não foge a essa regra, temos a clássica história do jovem herói que encontra um mestre e vai salvar o dia contra as forças do mal. Todo mundo sabe que no final o bem vence, mas existem tantas coisas interessantes e legais no filme que esquecemos os velhos clichês e permitimos mergulhar nesse universo maravilhoso.

   3) Os personagens são simples
   Okay esse tópico meio que repete o que eu disse no anterior. Mas de fato a maior parte dos personagens do primeiro filme de Star Wars não tem nada de muito inovadores, o jovem inexperiente, o velho sábio, o anti-herói, a princesa, o vilão.

   Mas assim como histórias simples, personagens simples tem a qualidade de serem fáceis de nos identificarmos e suas personalidades ficam extremamente bem gravadas em nossas mentes.

   Agora, não confundam um personagem simples com um personagem ruim. Um personagem pode ser simples, mas as coisas ao redor dessa simplicidade são extremamente interessantes e divertidas enquanto um personagem ruim não tem nada a oferecer.

   4) Uma aventura sem muitos Jedi
  Eu sei que esse titulo deve ter despertado certas dúvidas, afinal a minha parte predileta do universo Star Wars é o bom e velho conflito Jedi VS Sith. Como então colocar a pequena participação deste como uma qualidade?

   Simples, Jedi são muito legais, mas a galáxia de Star Wars não é somente isso e de todos os filmes é nesse onde temos mais oportunidade de ver simplesmente uma aventura. Obviamente a força e todo o seu contexto estão lá, mas nesse caso ela não é o foco principal da história.

   E isso foi ótimo, apresente antes o universo antes de se aprofundar em uma das suas facetas.

  Sem contar que um bom filme de aventuras, com heróis tendo que sair de armadilhas e situações complicadas quando bem feito é realmente divertido. Sendo sincero eu realmente acho que esse é o tipo de filme que está em falta nos nossos cinemas ultimamente.

   5) Mas quando os jedi aparecem é muito legal
   Misticismo é algo que nunca perde a graça. Ver um mestre idoso falando de antigas tradições e cultos perdidos pode ser extremamente clichê, mas é exatamente o clichê que eu amo e nunca me importo quando bem feito.

    As lições de Ben Kenobi são uma das coisas que eu mais gosto desse filme, pois tirando todo o misticismo que rodeia elas temos lições que podem ser aplicadas em nossas vidas. E venhamos e convenhamos a noção da Força é uma das melhores visões de "Deus" que eu já vi e olha que eu estudo mitologia e tenho um grande acervo em relação a esse tema.

   A vantagem de você não ver praticamente nada dos jedi nesse filme é que isso dá margem para a sua imaginação ir até onde ela deixar. Esse é um dos principais motivos aos quais eu defendo que Star Wars deve ser assistido de acordo com as datas de lançamento, essas pequenas sensações e surpresas podem se perder assistindo os filmes na ordem cronológica.

   6) A trilha sonora         
   Francamente não há muito que eu possa dizer além de que: JOHN WILLIANS É UM GÊNIO. Sua trilha sonora não somente é incrível, mas ela consegue sozinha contar uma história. Eu desafio a todos que estão lendo esse post a escutarem a trilha sonora de qualquer filme que John Willians tenha trabalhado e não vir em suas mentes as cenas as quais a música aparece.

   Eu realmente gostaria de saber como John Willians consegue literalmente colocar alma nas suas músicas, a alma de Star Wars está em sua trilha sonora e o segredo de como esse gênio fez isso talvez nunca saibamos, mas sempre amaremos.

   7) Darth Vader
   Já estou avisando esse tópico vai aparecer em absolutamente todos os meus posts da trilogia clássica. Mas como não colocar o melhor vilão de todos os tempos? Digo somente com cinco segundos de cena e sem falar absolutamente nada ele conseguiu impactar todos aqueles que assistiam o filme.

   E quando ele começou a falar o impacto somente aumentava. Mesmo sendo o vilão número 2 logo atrás do Tarkin Darth Vader conseguiu se destacar e entrar no coração de todos os nerds da galáxia.

   8) Han Solo
   Han Solo é um dos melhores personagens já criados em toda a história do cinema. Eu adoro Luke Skywalker, mas preciso admitir que é o Han que rouba a cena. Sério, eu não me lembro de nenhuma cena de Han Solo que não seja boa.

   Quando ele está sendo arrogante e cruel a gente se diverte com sua arrogância, quando ele está sendo bondoso nos sentimos emocionados e quando ele esta galanteando as mulheres estão suspirando enquanto os homens se perguntam em desespero “COMO RAIOS EU CONSIGO SER IGUAL A ESSE CARA”

   Han Solo é um exemplo para todos os homens.

   Por sinal em relação a velha pergunta de quem atirou primeiro eu digo: DANE-SE! Se foi o Han, foi por causa que ele é mais rápido e ágil e se o Greedo atirou primeiro foi porque o Han Solo teve sangue frio o bastante para deixar que seu adversário atirasse a centímetros do rosto e ainda revidou.

   Não importa a resposta Han Solo no final continua sendo o fodão que todos sonhamos em ser.

   9) Simbologia
   Eu adoro filmes que falam com simbologia e Star Wars tem simbologias de primeira qualidade. Vejamos a primeira cena, temos uma nave pequena sendo perseguida por uma enorme. Ou seja em poucos segundos George Lucas de maneira genial nos apresentou visualmente o contexto de seu filme:

   Império=Grande, ruim, atacando
   Rebeldes=Pequenos, bom, fazem de tudo para sobreviver

   E tem muito mais simbologias visuais interessantes até os créditos finais começarem a subir. Eu iria falar algumas delas nesse post, mas para ser honesto esse é o tipo de coisa que é muito mais divertido quando você vai atrás.

   Então pare de ser preguiçoso, pegue esse DVD e vai assistir esse filme maravilhoso novamente.

   10) Os efeitos especiais até hoje são legais
   O título já diz tudo, até hoje os efeitos de Star Wars são legais.

    Alguns aqui e ali podem estar desatualizados. Mas a verdade é que ao ver como o filme foi feito e descobrir o quanto de trabalho e dedicação foi colocado nos mínimos detalhes eu pessoalmente passo a respeitar muito mais os efeitos “defasados” de Star Wars do que muitos filmes que usam um CGI vagabundo.

   Sério eu estou de saco cheio de CGI, que a força abençoe J.J Abrans por trazer de volta bonecos para a Saga!

   Bem meus caros e minhas caras esse foi o post de hoje sobre o episódio IV de Star Wars. Não sei quando vou fazer o posts sobre o melhor filme de todos os tempos, mas de qualquer forma diga nos comentários o que você ama/odeia nesse filme e nessa galáxia muito, mas muito distante.



   Até a próxima meus caros e que a força esteja com vocês... sempre! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário