Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 de fev. de 2015

O dia que eu conheci as fan edit de Star Wars

   Okay eu sei que esse post vai gerar polêmica então vou ser bastante claro e direto antes de falar qualquer coisa: EU AMO STAR WARS, eu devo ter repetido essa frase dezenas de vezes nesse meu blog e se você ver a “decoração” dele vai se tocar do quão claro é isso. Por sinal se vocês assistirem a minha critica a caravana da coragem vão ver o meu depoimento do quanto eu odeio ter que falar mal sobre qualquer aspecto desse universo.


   Dito isso vamos logo ao cerne da questão: A nova trilogia não é boa. Sim eu gosto do episódio III e acho que ele é um excelente filme. Sim eu entendo que a nova trilogia era para ser algo diferente da clássica, algo mais voltado para a política e diga-se de passagem eu adorei essa ideia, eu sou uma das poucas pessoas pelo visto que ficava legitimamente interessado em saber como funcionaria a política em uma galáxia como aquela. Eu não tenho nenhum problema em aceitar que a nova trilogia tenha um visual e um clima diferente da clássica. E sim eu sei que Star Wars são filmes para crianças.

   Mas vamos aos fatos quando eu era criança eu gostava da nova trilogia, eu achava o Yoda lutando legal, Jar Jar Binks engraçado e por mais que eu preferisse a trilogia clássica, a nova me divertia bastante. Hoje, anos mais tarde, eu ainda amo a trilogia clássica e pego inúmeras mensagens que minha mente juvenil antes não pegava entretanto quanto mais o tempo passa menos eu gosto da nova trilogia.

   Apesar de eu realmente gostar do episódio III pra mim ele não compensa todas as coisas ruins e irritantes em relação aos outros dois filmes anteriores. E eu poderia ficar escrevendo posts e mais posts de todos os defeitos desses filmes, mas uma rápida pesquisa no you tube vai revelar dezenas de reviews desses filmes alguns até mesmo com a mesma duração que o próprio filme.

Jar Jar quando descobriu que um filme sem suas falas é infinitamente superior... não, eu não
tenho pena dele
   Vamos então ao que eu de fato quero falar aqui que é o dia em que eu conheci as fan Edit e como elas tornaram a minha vida como fã de Star Wars infinitamente mais fácil.

    Tudo começou quando o misterioso Phantom Editor (que futuramente se revelou como um editor de filmes de Hollywood chamado Mike J. Nichols) decidiu reeditar a “Ameaça Fantasma” retirando todas as cenas irritantes quanto o possível e tornar o filme um pouco mais digno. Anos mais tarde ele repetiria a dose com o Ataque dos Clones.

   Pois bem eu baixei e assisti tanto “The Phantom Edit” quanto “Attack of the Phantom” com os comentários do editor e posso dizer que essas versões tornam os filmes muito mais suportáveis: imagine a nova trilogia sem 90% das falas do Jar Jar Binks, onde o romance entre Anakin e Padme é sutil e pasmem compreensível.

   Isso meus amigos foi tornado possível graças a Mike J. Nichols o qual sou eternamente grato.

   Mas para ser honesto eu ainda não me sentia satisfeito, pois o que Nichols fez foi basicamente retirar as cenas que não funcionaram, recolocar algumas cenas cortadas que não deveriam ter sido retiradas do filme e por mais que isso melhore de fato os filmes eles continuavam incompletos para mim, eu ainda não conseguia sentir qualquer tipo de empatia para o Anakin no ep II e para ser honesto diversas cenas de ação que foram cortadas sob a alegação de serem desnecessárias para a trama me deixaram com saudades.


Aqui temos uma cena onde Hayden Cris... não esperem é uma banana. Desculpa
de vez em quando eu confundo as habilidades de atuar desses dois

   Então eu continuei procurando pela internet por fan edits que pudessem me satisfazer e quando uma em especial chamou a minha atenção eram dois filmes um chamado “The Shadows of the Sith” e o segundo “A Republic Divided” e o que realmente me chamou a atenção era o fato dos títulos terem sido mudados, a primeira vista não era simplesmente “Ameaça Fantasma versão reeditada” e sim um novo filme.

   Resolvi então baixar esses dois filmes e em nome dos deuses posso dizer que pela primeira vez em anos eu gostei de ter assistido “Ameaça Fantasma”. Que fique claro algumas coisas um fan editor não pode filmar novas cenas, regravar diálogos e esse tipo de coisa ele está limitado unicamente com o material que tem em mão, porém o que L8wtr fez com o que tinha em mãos é digno de um prêmio.

   Simplesmente mudando as cenas de lugar e a duração delas ele transformou Jar Jar Binks em um guardas costas que boa parte fica em silêncio, Anakin não como uma criança perfeita que não conhece ciúmes ou ganância e sim uma criança comum com qualidades e defeitos e os nemodianos como vilões dignos e não simplesmente covardões engraçadinhos.

Existe uma possibilidade desse filme ser assistivel 
   Satisfeito com o que eu tinha visto parti então para o filme seguinte e a primeira grande mudança já foi um colírio para meus olhos, aquele texto inicial clássico dos filmes de Star Wars fora mudado. Muitos vão gritar “Heresia” e para ser honesto eu me sentiria bastante incomodado com isso, se não fosse por um detalhe: O novo texto enfim me fez entender o motivo das guerras clônicas.

   Vou ser honesto eu nunca entendi qual era dos separatistas e porque eles eram tão perigosos assim afinal eles querem sair da Republica e isso é ruim porque...

   Sei lá, só sei que a nova versão me fez enfim entender isso... e não eu não vou falar aqui, vão procurar essa versão seus preguiçosos.

   Porém o que eu quero salientar aqui é outra cena. Aquela a qual Anakin fala para Padme do que ele fez com o povo da areia e como ele está sentindo ódio coisa e tal. Venhamos e convenhamos se você fosse a Padme você se sentiria atraída por um cara que literalmente admitiu ter cometido um massacre de mulheres e crianças? E ainda fica choramingando que é tudo culpa do Obi Wan.

     Eu acho que não.

  Mas nessa nova versão foi tudo simplificado, Anakin simplesmente diz “Eu matei eles” e com um corte rápido nos poupando dos detalhes não vemos mais um adolescente mimado e psicopata e sim um jovem em desespero que está sendo tomado pela culpa de seus atos.

   A cena funciona de uma maneira infinitamente superior a da forma original e sim eu sei Anakin deve virar Darth Vader e fazer coisas ruins, mas é preciso que gostemos e entendamos Anakin para que quando ele vá ao lado negro nos sentirmos mal devido a isso.

   E eu poderia citar outras cenas como Yoda e Dookan lutando usando somente a força (como sempre deveria ter sido) e Anakin salvando a Padme e não um R2 voador, mas vou deixar que vocês assistam por conta própria.


Errado isso é

   Agora, é extremamente interessante e revigorante ver essas versões feitas por fãs, ainda mais se você não gostou da versão original e deseja algo um pouco melhor.

   Infelizmente essas versões reeditadas ainda carregam consigo inúmeros dos erros e problemas da versão original por razões que são bastante óbvias, mas por outro lado de agora em diante toda vez que eu quiser fazer uma temporada Star Wars vou assistir a essas versões que eu considero como bons filmes ao contrário da versão original que vai descansar em paz na lixeira do meu PC.

   No mais isso era tudo o que eu tinha a dizer, caso estejam interessados cliquem NESSE LINK e se ficarem com dúvidas de como baixar essas versões podem perguntar para mim, confesso que é bem chatinho de se conseguir.


   Se divirtam e que a força esteja com todos vocês!

2 comentários:

  1. Olá, Darth Imperius
    Nunca tinha ouvido falar das Fanedits até ler seu post e confesso que estou louco para assistir a ambas, porém, estou de fato encontrando dificuldades pra baixar.
    Ajude um nerd desesperado! haha
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa meu caro, desculpa a demora para responder.
      Eu sei como é complicado se encontrar essas belezuras para baixar entao valos em partes, ok?
      Primeiro vc vai nesse site: http://fanedit.org/ifdb/jreviews/tag/franchise/star-wars
      e escolhe a fan edit q vc preferir, feito isso vc entra nesse link aqui:
      http://fanedit.info/?page_id=9
      e procura na fan edit que te interessou.
      O site então vai te passar uns programas para vc então enfim poder baixar os videos sera preciso de um programa chamado JDownloader 2.
      Aproveite então do seu filme sem Jar Jar Binks =)

      Excluir