Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de ago. de 2014

7 motivos (e meio) para se ler Crise Final

  Eeeeeeeeeeeeeee saudações povo da Terra que pelo mero acaso do universo se encontra nesse pequeno canto da internet. Tudo certo com vocês? Eu estou bem obrigado.

   Pois bem recentemente (e quando eu digo recentemente me refiro a alguns meses, mas estou querendo bancar o atual) eu ganhei de presente a HQ Crise Final escrita por Grant Morrison. Como sou um grande fã desse autor li ela o quanto antes e assim como o esperado ocorreu o que eu gosto de chamar: Efeito Morrison.

   Em outras palavras eu não entendi porra nenhuma, mas adorei. Afinal temos um bobo da corte com uma bazuca lutando lado ao lado com o Superman contra um Vampiro interdimencional. Como não amar uma HQ dessas?

  Mas ao pesquisar pela internet eu vi que muitas pessoas tem medo de lerem a Crise Final devido ao fato dela ser considerada complicada demais para ser entendida por seres humanos comuns. Por causa disso decidi escrever esse post para incentivar as pessoas a lerem essa HQ que é com certeza uma das minhas prediletas.

   Então chega de papo furado e vamos logo ao que interessa.

   1) Ser complicado não é sinônimo de falta de qualidade
   Okay eu não vou negar. Crise Final é uma história complexa e complicada de ser entendida. Até eu que sou um ultra-mega-hiper-super nerd fã boy da DC tive que ler duas vezes (sendo que a segunda vez foi com um guia para entender Crise Final do lado) para conseguir compreender a base do que Grant Morrison quis dizer.

   Muitas pessoas vêm isso como um indicador de falta de qualidade, mas não se engane existem obras que são confusas por não terem qualidade enquanto outras são complicadas por ter muita qualidade. É como aquela obra de arte que você precisa ficar olhando para ela meia hora para entender o que raios está pintado e mais três meses para se criar uma teoria sobre o que o autor queria dizer com isso tudo.

   Assim como 2001 Uma Odisséia no Espaço eu duvido muito que você vá entender Crise Final de primeira, mas isso não significa que você não deve lê-la de forma alguma.

   2) Ela é grandiosamente épica
   Napoleão Bonaparte disse uma vez algo que eu me identifico bastante, ele disse que sempre procura pelo grandioso, pois tudo que é grandioso é belo. Pois bem os marvetes que me perdoem, mas nenhuma editora no mundo entende melhor o sentido da palavra “grandioso” que a DC Comics.

   Enquanto no filme dos Vingadores temos super heróis se unindo para impedir que a Terra seja invadida por alguns alienígenas na Crise Final temos os Supermens de diversos universos se unindo para enfrentar um Vampiro que planeja absorver não somente um Universo, mas sim A EXISTÊNCIA DA VIDA EM TODO O MULTIVERSO.

   Ou seja, temos basicamente a personificação do ideal de heroísmo lutando a guerra final contra o Caos Absoluto... isso... é... épico... pra... cacete.

   3) Praticamente todos os personagens do Universo DC aparecem     
   Sabe aquele personagem que somente você no Universo lembra? Aquele super herói que NUNCA vai ter um filme próprio? Então, é provável que ele tenha feito uma participação em Crise Final.

   É algo muito justo que uma Crise que envolva todo o Universo DC envolva todo ele, mas é um universo tão amplo e cheio de personagens que o usual é a história ficar confusa demais e superficial.

   Graças aos deuses de nova Gênese esse não é o caso de Crise Final, por mais que eu tenha exagerado um pouco lá atrás e não aparece TODO o Universo DC boa parte aparece e eu não achei que nenhum personagem tenha aparecido simplesmente por aparecer.

   E fãs do Espirituoso podem comemorar, ele é um dos personagens mais legais dessa saga (como se alguém fosse fã do Espirituoso)

   4) Batman, Superman, Mulher Maravilha não aparecem muito
  É curioso eu ter colocado o fato dos meus personagens prediletos aparecerem pouco como algo positivo, mas como eu disse anteriormente o Universo DC é absurdamente amplo e rico e quando esses três bastiões saem de cena temos a oportunidade de ver personagens menores sendo explorados.

   Isso sem contar que quando um dos três membros da trindade DC de fato faz alguma coisa essa coisa é realmente grandiosa e importante para a trama... quer dizer... agora que estou pensando não me lembro de nada muito grandiosos que a Mulher Maravilha tenha feito.

   Oh céus será que Grant Morrison é um machista? Será que isso invalida uma das minhas HQs prediletas? Será que... nhé eu estava tentando fazer uma piada com essas perguntas, mas como nada me veio em mente vamos continuar.

   5) Você vai parecer um grande intelectual se disser que entendeu Crise Final e é capaz de explicar ela   
   Imagine o seguinte cenário, lá está você, feliz e festeiro na balada quando subitamente você vê uma mulher. Ela é bela e sensual, mas nenhum homem parece chamar sua atenção. Você anda com passos confiantes em sua direção, se aproxima lentamente de seu ouvido e sussurra “J’ai compri la Crise Final” (o francês é puramente opcional). Ela se assusta com um brilho nos olhos, será possível? Será que ela enfim conheceu um homem charmoso e intelectual inteligente o bastante para compreender a Crise Final? Será?

   Nesse momento que ela está em dúvida você deve inspirar fundo e falar para ela e o mundo:

   -A Mulher Maravilha usando uma máscara de porco e montada em um dálmata gigante é uma referência a uma HQ desconhecida dos anos 70.

   Pelos deuses, com uma cantada tão boa como essa é um verdadeiro mistério eu ainda estar solteiro.

   Por sinal já que eu comentei no assunto:

   6) Crise Final tem mulheres guerreiras malucas montadas em cachorros gigantes.
   Aaaaaaaaah qualé, vai me dizer que isso não é do caralho?

   7) DARKSEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEID!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
   Darkseid com certeza é um dos vilões mais legais do Universo DC. Digo ele é praticamente um deus que controla a maldade em si e que tem como principal objetivo encontrar uma formula matemática que comprove que ele é o senhor de tudo aquilo que é vivo.

   Porém infelizmente o Darkseid é um vilão tão legal que todo mundo quis usá-lo e isso o tornou somente em um grandalhão que de vez em quando tenta invadir a Terra e toma duas pancadas do Superman.

  Crise Final porém fez com que o Darkseid se tornasse intimidador novamente. Eu não sei como, mas ele é extremamente assustador mesmo não fazendo absolutamente nada ou somente ficando sentado e fazendo seus discursos de malecidade eterna (sim eu sei, eu inventei uma palavra nova agora)

   7,5) Você não precisa de lido Contagem Regressiva
   Contagem Regressiva foi uma minissérie lançada antes da Crise Final e que tinha como objetivo preparar o Universo DC para esse grande evento. O problema é que a história é um total e completo fracasso, francamente o único bom motivo que consigo pensar para alguém comprar essa merda é queimar e jogar as cinzas na Montanha da Perdição.

   Graças aos bons deuses Morrison fez aquilo que todos nós deveríamos fazer com Contagem Regressiva: Mostrou um belo dedo do meio e fingiu que aquilo nunca aconteceu. Em outras palavras você não precisa passar por 52 edições nojentas de total enrolação. Pode ler somente aquilo que tem a autoria de Grant Morrison para (tentar) entender essa grande história.

   E esse foi senhoras e senhores o post de hoje sobre Crise Final, caso você tenha lido e não entendido pode me perguntar porque eu adoro bancar o intelectual que entendeu essa loucura toda (por mais que tem muita coisa que ainda não faz sentido para mim)

   No mais abraços e até a próxima.      

4 comentários:

  1. Muito bom o texto!!
    Entendi Crise Final na primeira vez que li \,,,/ ^.^ \,,,/
    Estava fazendo uma maratona Morrison e lendo quase tudo que ele escreveu desde Homem Animal até chegar em Crise Final >D E ela é foda mesmo.
    Vlw!FLws!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que lendo a saga das crises (nas infinitas terras, crise infinita e crise final) o entendimento ficaria mais simples. Bom texto abraço.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi pq foi contra as belissimas 52 histórias, nunca tinha visto a Dc tão profunda como nessas 52, e a contagem regressiva?! Nossa, adorei todas! Mas Contagem regressiva para o Mistério carrego com carinho na memória! Mas parabéns, adorei o texto e saudades das grandiosas Crises da Dc!

    ResponderExcluir
  4. Não entendi pq foi contra as belissimas 52 histórias, nunca tinha visto a Dc tão profunda como nessas 52, e a contagem regressiva?! Nossa, adorei todas! Mas Contagem regressiva para o Mistério carrego com carinho na memória! Mas parabéns, adorei o texto e saudades das grandiosas Crises da Dc!

    ResponderExcluir