Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 de set. de 2014

É possível se fazer um bom filme de Mitologia Grega?

   Eeeeeeee saudações nobres viajantes que pero mero acaso das Moiras caiu nesse meu canto na internet, tudo bem com vocês? Eu estou bem obrigado ainda mais porque hoje eu fui assistir um dos filmes mais másculos da minha vida Hércules.

   Bem para ser honesto eu somente achei o filme “legal” sem ser nada de extraordinário. Caso vocês não saibam, a proposta desse filme é re-apresentar a lenda de Hércules de uma maneira mais realista tentando explicar de maneiras lógicas e cientificamente plausíveis os mitos gregos. Não que seja uma má ideia, mas eu como um cara que ama mitologia grega e literalmente cultua Zeus e o panteão helênico adoraria ver esses deuses que eu amo tanto sendo bem representados no cinema.


   Não me entendam mal, eu realmente achei que muitas coisas ficaram legais nesse filme, porém ao assistir o filme eu ficava pensando “Essa falta de misticismo é realmente necessária” me lembrei então que eu odeio praticamente todos os filmes de Mitologia Grega como por exemplo “Fúria de Titãs”, “Imortais” e até mesmo o desenho da Disney “Hércules”

   E foi pensando nisso tudo que surgiu a pergunta na minha mente “É possível se fazer um bom filme de Mitologia Grega?”

   Primeiramente eu acho que devemos fazer outra pergunta: “Porque os filmes de mitologia grega normalmente são ruins?” Será que não é mais possível se fazer filmes onde temos personagens que são deuses?

   Uma das minhas principais teorias é que o estilo de filmes de Hollywood hoje não é compatível com a essência dos mitos grego. O mito não era para ser algo bonito com um final feliz que tente agradar o máximo de pessoas o possível, ele tinha como objetivo ensinar uma lição e ela muitas vezes não era clara.

   Todos sabemos que é muito raro um grande filme de Hollywood sair da fórmula: Herói, vilão, mocinha, final feliz. E quando os diretores e produtores tentam passar o mito para essa fórmula eles acabam deturpando a história original.

   A história de Perseu nunca foi sobre uma luta das forças do bem contra um vilão maligno chamado Hades. Diga-se de passagem quem conhece mitologia grega sabe que o senhor do sub-mundo, apesar de sua má fama, é um dos deuses mais fiéis a Zeus. Na verdade os mitos gregos raramente falam de bem contra o mal.

   E antes que queiram me crucificar, sim eu sei que todos os anos saem centenas de filmes que fogem dessa fórmula que citei agora, porém é muito raro uma produção muito cara evitar esses clichês, e venhamos e convenhamos um bom filme de mitologia grega seria um filme caro.
Sim, eu adoro Perseu

   Como se isso não fosse o bastante a maior parte das pessoas simplesmente não conseguem interpretar os mitos. Eu pessoalmente gosto de defender a deusa Hera que nunca é representada como algo além de uma mulher ciumenta e chata. Vocês realmente acham que os gregos iam colocar uma mulher cuja única característica é ser ciumenta no topo de um panteão como rainha dos deuses?

   Se Hera era ciumenta existia um motivo para isso e se Zeus traia a sua mulher o tempo todo também existe uma interpretação escondida nas entrelinhas dos mitos (por sinal eu falei bastante sobre Zeus AQUI). Mas a maior parte das pessoas somente ficam na parte mais superficial dos mitos e vai criar seus filmes se baseando unicamente nisso.

   Bem respondendo a pergunta que compõe o titulo desse post: É possível se fazer bons filmes de mitologia grega? Eu respondo que sim, eu pessoalmente gosto bastante da versão clássica do “Fúria de Titãs” os efeitos especiais são toscos, mas tem estilo e a maneira que os deuses se relacionam não ofende nenhum mito. Não existe um deus bom e outro mal, existem deuses com funções e interesses que de vez em quando são conflitantes.

   Agora se fazer um bom filme nesse gênero não é simples, conseguir compreender a simbologia e significado dos mitos e transmitir isso em uma mídia visual não é uma tarefa simples. Mas houve um dia que disseram que era impossível se adaptar Senhor dos Anéis para filmes, então continuo mantendo a minha esperança.

    Afinal de contas ela foi a única coisa que sobrou dentro da caixa de Pandora.

   No mais isso é tudo o que eu tenho a dizer, eu sei que foi um post curto, mas estou exausto devido a uma peça de teatro que dirigi, por causa disso infelizmente o meu vídeo dessa semana vai se atrasar.


   De qualquer forma que a justiça de Zeus acompanhe seu caminho e até a próxima.  

   PS - Sim eu sei que Pandora não tinha uma caixa, mas eu não podia perder essa referência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário