Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 de out. de 2014

As minhas 10 histórias prediletas de Asterix

   Eeeeeeeeeeeeeeeeeee saudações povo da Gália, tudo certo com vossas senhorias? Eu continuo seguindo em frente como sempre. Pois bem, eu realmente adoro Asterix. Foi esse pequeno gaulês que me ensinou a ler em francês, incentivou e muito o meu amor pela história e algumas das minhas memórias prediletas estão relacionadas a ele.

   Asterix representa muito bem a minha infância.

   E que grande surpresa eu tive ao descobrir que eu não tinha NENHUM post sobre ele no meu blog. Nem mesmo no velho Épicamente (aaaah saudades) eu tinha me dado o trabalho de falar sobre uma das HQs mais importantes da minha vida. Então para reparar esse crime terrível hoje vou falar das minhas 10 hqs prediletas das Aventuras de Asterix.

   Então prepare o seu menir e vamos ao que interessa!


   10) Asterix e os Pictos

  Asterix e os pictos foi o primeiro álbum do gaulês cujo nenhum dos criadores originais participou diretamente do projeto. E para ser honesto é uma HQ... okay. Não que seja ruim, muito pelo contrário, mas tem muitos outros livros do Asterix que mereciam mais estar nesse lugar.

   Porque eu o coloquei ai então?

   Simples, o último livro antes desse era “Quando o céu caiu nas nossas cabeças” e por Tutatis aquilo foi horrível. Digo realmente horroroso, foi o tipo de HQ que partiu meu coração e me fez perder as esperanças no futuro desse personagem.

   Diga-se de passagem era uma fase complicada para Asterix, o álbum tinha sido um fracasso de crítica e o filme “Asterix e os Jogos Olímpicos” também fora uma total e absoluta vergonha para o povo francês.

   Então quando lançou Asterix e os Pictos e eu legitimamente me diverti e me senti como uma criança novamente, foi uma sensação maravilhosa. E graças a essa sensação eu acho que esse livro merece estar na minha lista

   9) As 1001 horas de Asterix
   Asterix é famoso por viajar em inúmeros países e fazer brincadeiras com as culturas locais. Agora, eu realmente não acho que alguém esperava ver um gaulês visitando a Índia. Digo... Asterix... Índia... o que raios um tem a ver com o outro?

   Mas Urdezo mais uma vez provou sua genialidade e nos apresentou um excelente álbum. O segredo desse sucesso? Simples, o protagonista dessa vez é ninguém mais ninguém menos do que Chatotorix o bardo. Leiam novamente e notem, tudo gira ao redor dele, toda a trama.

   E pelos deuses a piada de que toda vez que ele canta chove é hilária, eu morro de rir até hoje na parte onde ele toca dentro da casa do chefe Abraracoucix e somente chove lá dentro.

   8) A zizânia
   Minha mãe fala que esse é o álbum predileto dela porque nele temos todo mundo brigando com todo mundo. E eu sempre evitei comprar esse em especifico porque para ser honesto eu sou um cara da paz e não queria ver Asterix VS Obelix.

   Mas um bendito dia eu ganhei esse álbum de presente e obviamente eu fui ler. E sim é todo mundo brigando com todo mundo e fazendo as pazes no final. Porém a maneira que Detritus usa para manipular os gauleses é sensacional.

   E o final onde os gauleses usam das mesmas artimanhas para fazer os romanos brigarem entre si é digno de se aplaudir de pé.

   7) Asterix nos jogos Olímpicos
   Esse tópico vai ser relativamente curto porque eu somente tenho uma coisa a dizer: É Asterix concorrendo aos jogos Olímpicos, eu não sei exatamente explicar o porque, mas somente pensar nessa frase já me deixa satisfeito.

   Ah sim as piadas nesse álbum também são ótimas, eu pessoalmente gosto quando entram os atletas gregos e romanos e são todos monstros gigantes e musculosos e o Asterix aparece pequenino no meio de todos.

   Mas a melhor parte de tudo é: É O ASTERIX NOS JOGOS OLÍMPICOS! Todas as Olimpíadas para mim parecem sem graça porque o Asterix não está concorrendo.   

   6) Asterix e o Caldeirão
   Essa é uma HQ que eu não coloquei na lista por ser engraçada, mas sim pelo lado dramático dela. Que fique claro não existe nenhuma tragédia grega, mas a história fala de Asterix sendo exilado da aldeia por um crime que não cometeu e tendo que remediar a situação.

   Até ai nada fora do comum, mas a cena do Asterix sendo exilado e o Obelix se tocando que seu amigo está indo embora sozinho e ele pensando “O meu amigo não vai embora sozinho” e depois os dois choram juntos por terem sido exilados é lindo.

   Digo existe um tom cômico a cena inteira, o choro é bem exagerado e cartunesco... mas ao mesmo tempo eu realmente me toquei com a camaradagem desses dois. Histórias de amizade sempre me comovem e somente de me lembrar dessa enquanto escrevo essas palavras já me deixou arrepiado então nada mais justo colocá-la aqui.

   5) Asterix o gaulês
   Esse é provavelmente um dos álbuns mais simples de todos. O primeiro livro do Asterix ainda é em grande parte um experimento. Os personagens mudam constantemente de aparência e até mesmo personalidade demonstrando que os autores ainda estavam experimentando para ver o que dava certo.

   É um álbum deveras fraco diga-se de passagem.

   Porque o escolhi então? Simples é o PRIMEIRO Asterix e mais importante ainda foi o primeiro Asterix que eu li. E quando eu digo li eu quero dizer eu lia aquilo três vezes por dia quando era pequeno.

   Ou seja cada detalhe dessa história, cada piada está enraizada na minha mente. Esse álbum é uma das minhas maiores nostalgias, logo não poderia ficar de fora da minha lista.

   4) Obelix e Companhia
   Um belo dia um tal de Marx resolveu escrever um livro longo e complexo explicando e criticando o sistema capitalista. Esse livro hoje é reverenciado por milhares de pessoas todos os dias e tido como uma das melhores análises políticas de todos os tempos.

   Podem me matar, mas eu acho Obelix e Companhia melhor XD

   Falando sério, esse álbum para mim é uma das melhores críticas já feitas ao capitalismo por um motivo bastante simples, ela mostra que na verdade todo esse sistema se baseia em uma única coisa: Absolutamente nada.

   Nesse livro um romano tenta corromper os gauleses tentando colocar um sistema monetário na aldeia e fazer com que eles briguem entre si para ver quem é o mais rico e poderoso. E para tal ele começa a literalmente inventar noções de demanda de mercado, juros, impostos.

   Inicialmente o plano dá certo, mas no final os gauleses se tocam que tudo aquilo que eles queriam comprar com o dinheiro era exatamente o que eles já tinham antes de conhecerem o capitalismo.

   Em outras palavras uma história que de maneira extremamente inteligente nos ensina que dinheiro não trás felicidade.

   3) Asterix e os Normandos.
   O medo pode fazer pessoas voarem, vamos pegar eles e paf... PRESENTE! Não Epaf ninguém te chamou.

   Quem já leu entendeu as referências, quem não leu não sabe o que está perdendo.

   2) Asterix e Cleópatra.
   Existem duas coisas que me fizeram amar história a primeira foi Asterix e a segunda Egito Antigo. E pelos deuses o que mais eu preciso dizer, esse álbum é simplesmente a junção deles.

   E tanto o roteirista quanto o desenhista sabiam que estavam lidando com o Egito Antigo e podiam colocar para fora suas síndromes de grandeza. Porque os desenhos desse álbum são gigantescos, dignos da palavra faraônica.

   Vale citar que a piada que eles fazem com o filme “Cleópatra” no inicio do álbum é muito boa e que foi esse livro que serviu de inspiração para uma das minhas comédias prediletas que é “Asterix e Obelix missão Cleópatra”

   1) Asterix Legionário
   E chegamos enfim a o que eu considero como o auge de Asterix. É impressionante o quanto esse livro é fenomenal em todos os sentidos. Primeiro que o mote da história é engraçado por si só. Sério mesmo que vamos ter um livro onde os dois maiores inimigos de Roma vão se alistar no exército romano?

   Simplesmente genial.

   Obelix apaixonado? Além de ser uma das coisas mais adoráveis do universo, tanto os momentos dele tentando conquistar a Falbalá quanto os de coração partido são brilhantes. E o fato de que depois de ter o coração partido ele achar que pessoas somente choram por amor é cômico e de certa forma até comovente.

   E são tantas piadas absurdamente boas, são tantas sacadas inteligentes que eu não faço a menor ideia se devo ou não falar delas ou deixar a surpresa para quem ainda não leu essa obra prima.

   Asterix legionário não é somente a minha HQ do Asterix predileta é uma das melhores HQs que eu já li em toda a minha vida e quem me conhece sabe que eu leio MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITAS HQs.

   No mais isso era tudo o que eu tenho a dizer, então até a próxima, que o céu não caia em suas cabeças e tome cuidado com certos menires voadores, eles podem machucar caso não esteja usando um belo elmo.


   PS – Eu já comi um javali à moda gaulesa e é divinamente bom, experimentem!       

Nenhum comentário:

Postar um comentário