Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 de dez. de 2014

Eu vi "O Hobbit - A Batalha dos Cinco Exércitos" e... valeu a pena?

   Eeeeeeeeeeee saudações povo da Terra, tudo bem com vossas senhorias? Eu imagino que não tão bem, pois como devem ter notado tanto o meu canal nas internets quanto esse meu blog andaram extremamente abandonados nas últimas semanas.

   O motivo disso? Eu estava viajando para São Paulo para ir ver a COMICON EXPERIENCE. E posso dizer uma única coisa: Foi foda pra caralho. E se por acaso não estão ainda morrendo de inveja deixe-me dizer outra coisa: Eu fui em uma pré estréia exclusiva de “O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos” com direito a entrevista ao vivo com o ator que fez Thorin Escudo de Carvalho.

   Aqueles que não morreram de inveja esperem um pouco para o meu necromante particular ressuscitar aqueles que de fato faleceram... pronto? Muito bem, vamos agora as minhas considerações finais ao filme final da trilogia “O Hobbit”

   Em uma casa em Curitiba vivia um nerd. E esse nerd depois de assistir e ler o Senhor dos Anéis mais de cem vezes sonhada em um dia poder voltar a Terra Média. Um belo dia foi anunciado um filme do Hobbit que por um encanto se tornou dois e por outra magia misteriosa se multiplicou em 3.

   O nerd estava muito feliz e satisfeito com o que estava acontecendo ele foi a primeira vez ao cinema e saiu de lá maravilhado, sua amada Terra Média tinha voltado. Ele foi mais uma vez e saiu do cinema menos feliz do que esperava? Ele tinha ido a um mundo mágico, mas algo lhe parecia errado.

   Ele foi então mais uma vez ao capítulo final e saiu de lá bastante contente, mas com uma dúvida em sua mente. Ver “O Hobbit” nas telas de cinema com certeza fora uma batalha e como toda batalha temos baixas, será que valeu mesmo a pena?

   Não me julguem mal eu entendo que quando levamos um livro a outra mídia é preciso adaptações e mudanças. Eu não sou nenhum purista, porém enquanto a maior parte das adaptações feitas na trilogia do anel não me incomodaram muitas do Hobbit faziam com que eu quisesse jogar a minha pipoca na tela. A PARTIR DESTE PONTO TEREMOS SPOILERS, NÃO DIGAM QUE EU NÃO AVISEI!
 
O meu estado ao assistir as cenas de romance desse filme 
  Vou começar pelos pontos negativos desse filme. Na minha humilde opinião esse filme sofre de dois sérios problemas, o primeiro sendo a falta de sutileza e o segundo diálogos mal escritos.

   Explicando: Temos no livro a ganância de Thorin tomando posse dele e isso faz com que ele tome péssimas decisões. No filme ao invés de termos uma transformação lenta e discreta vemos Thorin se tornar em um babaca maluco por ouro e cruel em um piscar de olhos. A essência do livro se encontra lá, mas tão exagerada que chega a ser distorcida.

   Outro exemplo foi o pai de Legolas, Thranduir (escrevi certo? Eu sempre me confundo). No livro ele é meio babaca mesmo e um amante de belas jóias, mas novamente no filme ele chega a ser cruel e covarde.

   A cena onde o rei élfico entrega comida para os necessitados estava ótima mostrando que apesar de seus defeitos ele é um líder justo e bom, maaaaaaaas logo depois vemos ele falando “Eu não estou querendo ajudar vocês eu só estou fazendo isso para pegar um colar”
Esse Thranduil está mais próximo do personagem do livro que o do filme... pense sobre isso 
   E eu entendo ele não querer participar inicialmente da grande batalha, porém quando ele está no meio e decide se retirar porque: “ai mimimi elfos morreram, somos imortais a gente não merece morrer, mimimi dane-se todas as milhares de vidas inocentes que vão morrer de maneira horrível se eu recuar”

   Temos também uma cena de Thorin refletindo as escolhas que tomou e vendo que ele se tornou tão ruim quanto o dragão que ele enfrentava. Até ai tudo bem, mas a cena fica tocando todos os diálogos das cenas passadas com o Bilbo repetindo “Você não é mais o mesmo” aquilo me irritou pois eu senti como se o Peter Jackson ficasse gritando no meu ouvido: “O THORIN FICOU MALVADO, ENTENDA ISSO”

   Eu não sou idiota e não preciso de tanto didatismo no filme. Francamente aquela poderia ser uma cena bastante impactante se fosse silenciosa, sem nenhum diálogo, passando a mensagem somente com os olhares.
A minha capacidade intelectual é um pouco maior do que a desse cara
   E em relação aos diálogos vem a minha crítica mais severa. O Hobbit é um livro infantil sim, mas ao mesmo tempo Tolkien tinha uma escrita bastante formal e elegante e mais importante ainda os seus diálogos são inteligentes e marcantes. Agora, se você quiser colocar novos diálogos que não estão no livro ótimo, isso faz parte do processo de adaptação. MAS ESCREVA DIÁLOGOS DO MESMO NÍVEL.

   Sério, eu já estava odiando a relação Kili+Tauriel, porém se as conversas dos dois fosse bela e comovente eu até engoliria aquilo, mas no lugar temos diálogos que parecem ter saído de uma novela mexicana.

   “Ai você me faz me sentir vivo” “Porque doi tanto? Tire isso de mim”

   POR ZEUS QUEM VOCÊS MANDARAM ESCREVER A RELAÇÃO DOS DOIS? GEORGE LUCAS?
Você é um anjo?
Sério mesmo que essa é a sua cantada? Piá você não consegue nem pegar pu*** com isso
   Mas chega de tragédia, vamos falar das coisas boas. Primeiramente eu gostei de todas as cenas de morte, elas eram brutais quando precisavam e trágicas e belas (em especial a cena final).

   Os atores também estão todos muito bem em seus papéis, em especial nosso querido Bilbo Bolseiro (e eu me recuso a chamá-lo pelo nome de ator dele o cara é o Bilbo e ponto final) o personagem tem todo o humor, coragem e malandragem que o livro exige.

   E para um filme que é basicamente somente ação eu adorei as cenas de batalha. Todas elas. Sim eu sei que muitas são extremamente exageradas e muitos fãs mais puristas da Terra Média vão reclamar bastante, mas eu gostei. Acho que já que a Terra Média seria a nossa Terra em uma era mítica nada mais justos os personagens terem habilidades dignas de semi-deuses.
Física? O que raios significa essa palavra?
   Sem contar que ao contrário do que aconteceu com a Desolação de Smaug tiveram momentos em que eu me senti na Terra Média com todo os elementos da obra de Tolkien que me emocionam tanto.

   Para finalizar eu gostei dos elos que Peter Jackson colocou entre o Hobbit e o Senhor dos Anéis. Por mais que seja um pouco exagerado a cena onde o Aragorn é citado e toca a música tema dele me deixou bastante animado e o final do filme obviamente me comoveu o bastante.

   O condado e a mensagem que todos precisamos uma hora voltar para casa é algo que sempre faz com que meus olhos se encham de lagrimas masculinas.

   E assim termina o último filme Tolkiano que teremos por um bom tempo (vão por mim daqui a alguns anos vão anunciar algo novo, tipo um Aragorn Begins, a Terra Média é uma mina de ouro grande demais para os dragões de Hollywood deixarem em paz) e novamente eu pergunto, valeu a pena? As coisas boas compensam as ruins dessa trilogia? Tolkien foi glorificado ou envergonhado?

   Para ser honesto eu não sei responder a essas perguntas, cada fã de Tolkien deve ter se sentido de uma maneira diferente em relação a esses filmes. Eu por outro lado acho que valeu a pena, se a obra de Tolkien não foi devidamente respeitada ao menos podemos nos contentar ao saber que com esse filme mais pessoas vão procurar por esses livros tão maravilhosos.


   E agora se não se importam eu vou fumar um pouco o meu cachimbo na frente da minha casa enquanto espero um certo mago me convidar para uma aventura.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário